- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Darshan Dave
-
Fabricantes: AutoDesk, CTI, Jain Granite, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta esquina é cercado por projetos residenciais vizinhos e acessado por uma estrada interna. A massa arquitetônica influencia uma nova sensação de espaço no qual a moradia é proposta, desde o processo de projeto até o resultado final, com base em fatores como clima e contexto social circundante.
A habitação de dois pavimentos é composta por volumes aditivos e subtrativos, apresentando peças que são percebidas de maneiras distintas, a partir de um perfil sobre a fachada de vidro.
Atualmente, estamos vivendo em um mundo onde as fachadas apresentam uma gama de materiais caros e com alto consumo de energia, independentemente do impacto no meio ambiente. Abstraindo essa prática, o arquiteto tem como objetivo explorar e criar uma nova triagem climática para climas indianos elevados a partir do material vernacular: telhas de barro, equilibrando a ecologia com zero conteúdo nocivo ao ambiente.
Como substituição à prática tradicional de usar telhas de barro como material de cobertura, aqui as telhas de barro duplas em forma de V foram exibidas como um elemento atraente na fachada leste, para projetar sombras seriadas, esfriando o clima quente como o de Gujarat, oeste da Índia ao longo do dia e destacando-se com sua ousadia no tecido urbano. Esse revestimento incentiva e emprega mais artesãos locais. Assim, a criatividade propicia outra maneira de resolver problemas de calor.
Um toque contrastante dos móveis escolhidos criam uma experiência visual. O hall de entrada é colocado nas proximidades, composto por ranhuras verticais e horizontais, enquanto a porta lateral reproduz o padrão interno.
Na sala de estar, o revestimento de pisos é italiano e a paleta de cores é controlada pela beleza da laje aparente, além do uso de acabamentos em dourado, complementando os móveis em tecido azul.
O espaço para refeições é composto por um jardim vertical, aprimorado através da luz e plantações ao fundo, além de toda a composição. Alternativo aos interiores monótonos da cozinha, aqui ele descreve a visão na paleta de cores contrastante.
Mantendo os interiores criativos, uma das suítes no piso superior é visualmente espaçosa e dividida em espaço interativo, com o assento na janela se mesclando ao ambiente em madeira sobre a paleta de cor azul.
A beleza é enfatizada no grafismo da paleta rosa, enquanto o interior, no entanto, parece vibrante e volumoso ao reunir móveis e objetos de decoração, agregando valor e ditando o espaço.